22 de julho de 2009

Universitários participam de curso de Tecnologia da Informação em Cingapura

Jovens universitários mineiros participam de curso de Tecnologia da
Informação em Cingapura


Iniciativa do Governo Estadual de Minas Gerais contempla alunos de Universidades Federais do estado

Cingapura, localizada no sudeste asiático, tem se tornado um importante pólo de disseminação de know-how em tecnologia a partir da aliança entre os setores privado e público, que resultaram em
programas como o “Intelligent Nation 2015”, um plano nacional de desenvolvimento desenhado para incorporar a Tecnologia da Informação no cotidiano dos cidadãos do pais, proporcionando novas perspectivas de negócios e benefícios ao capital humano.

Desde o ultimo domingo (19), 20 jovens universitários mineiros embarcaram para um intercâmbio cultural com destino a este país que é um dos Tigres Asiáticos, por meio do Programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo, que visa incluir na sociedade mundial estudantes das universidades federais do estado. Os estudantes participaram do curso de capacitação em Tecnologia da Informação na Republic Polytechnic, instituição selecionada pelo Governo de Minas Gerais.

Com duração de um mês, a capacitação será dividida em seis módulos: Compreendendo a Especificidade do Sistema e Estrutura Governamental de Cingapura; Imersão e Visitas Técnicas; Android, a Próxima Geração de Sistema Operacional para Dispositivos Móveis; Cloud Computing com
Google App Engine; Imersão e Discussões em Grupos Focais; e Intercâmbio Cultural e Adventure Learning.

Ao retornarem ao Brasil, os alunos ainda compartilharão a experiência adquirida, apresentando um seminário. “Eles também devem lançar possibilidades de ação do governo de Minas em Cingapura: na importação de investimentos, no desenvolvimento de novos produtos ou de um diálogo mais específico”, relata a superintendente de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Chyara Pereira. “Mas, independentemente disso, eles serão melhor capacitados
e criaremos oportunidades para que sejam absorvidos pelo mercado de trabalho”.

Os estudantes são de três diferentes instituições mineiras (Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), de Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A seleção foi realizada pelas próprias universidades por meio de entrevistas e análises das notas – a fluência no inglês e o bom rendimento curricular nas matérias oferecidas pelo curso são os principais quesitos analisados.

O governo mineiro já prevê outras ações por meio do Programa. Ainda em 2009 a expectativa é de que outro grupo de estudantes seja enviado para o exterior, desta vez tendo a China como destino. Para aumentar a capacidade de abrangência da ação nos próximos anos também estão sendo
feitas consultas com o Japão, a França, a Austrália, a África do Sul e o Canadá, que devem receber os jovens em seus principais institutos tecnológicos.

Mais informações nos endereços:
Canal do Governo de Cingapura sobre o “Intelligent Nation 2015":
http://www.ida.gov.sg/About%20us/20070903145526.aspx

Blog do Governo de Minas Gerais: http://blog.mg.gov.br/

3 comentários:

Unknown disse...

Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria “VARIEDADES” e estou na campanha “UM VOTO POR UM VOTO”.O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Venha apanhar um brinde, com assinatura de um design.Sua presença é muito importante para nós.
Obrigada

Blog Dri Viaro disse...

Oi, estou passando pra conhecer seu blog, e desejar boa tarde
bjsss

aguardo sua visita :)

Vanessa Bohn disse...

Oi Dri Viaro,

Obrigada pela sua visita!!
Abraços,
Vanessa