18 de maio de 2020

Reportagem : A cada 10 professores, 8 não se sentem preparados para Ead. Alguma novidade???



A matéria foi publicada ontem no R7, eu li e para mim não é nenhuma novidade. 


A formação docente, principalmente com relação as tecnologias digitais é sim importante. E agora com essa pandemia, o sentimento de despreparo tomou conta de muitos docentes. 

A nossa sociedade sempre passou por momentos de transformação em qualquer segmento. Além disso, na esfera educacional, percebemos  esse impacto e  ainda em tempos de pandemia e isolamento, trouxe um tsunami de informações e novas habilidades que tanto professor, gestão e alunos não estavam preparados para "processar". Sim, incluo alunos aqui , por mais que sejam nativos digitais, eles precisam de um norte para guiá-los nas plataformas educacionais.

Aqui no meu Instagram, o i9prof busca auxiliar professores com dicas e tutoriais sobre Tecnologia Educacional. Estou conhecendo professores de diferentes Estados e que compartilham essas angústias causadas pelo stress e exigências que não fazem parte das práticas pedagógicas "tradicionais" da sala de aula. Mas ao mesmo tempo, estamos fortalecendo uma comunidade forte, onde um auxilia o outro.

Enfim, estamos aprendendo na tentativa e no erro quando usamos novas metodologias e colocando-as na prática , o learning by doing( na marra, né?).

Porém, espero que as instituições de ensino reflitam sobre essa situação da quarentena e percebam que a capacitação docente no uso da Tecnologia Educacional é necessária em qualquer circunstância, seja ensino online, presencial ou híbrido.

Nenhum comentário: