Kahoot é mais um aplicativo gratuito que combina tecnologia e educação para a criação de questionários online. A sala de aula se transforma em um game show, onde o professor faz a pergunta e mostra para os alunos utilizando um projetor. Por isso que eu digo que o app Kahoot, é 100% online (professor e aluno precisam estar conectados). Ao contrário do Plickers, onde apenas o professor precisa de conexão no celular para escanear os cartões respostas dos alunos.
A palavra Kahoot vem do termo em inglês "in cahoots" que significa em conluio ou parceria (o professor pode escolher a opção de jogo individual ou em grupos). O aplicativo foi criado por um grupo de pesquisadores noruegueses e em 2013 a versão Beta já estava disponível, alcançando milhões de usuários em poucos meses de lançamento.
Com o Kahoot, os alunos podem utilizar celular, tablet ou computador para responderem às perguntas dentro de um tempo estabelecido pelo professor, e a cada resposta certa, o aluno vai ganhando pontos. Se for o mais rápido ganha pontos extras.
Um gongo soa quando o tempo acaba e na tela mostra o ranking e a pontuação de cada aluno. O App disponibiliza para download uma planilha com as estatísticas de acertos e erros dos alunos em cada questão.
O professor tem a opção de criar o seu teste online ou utilizar algum teste pronto e editá-lo. Assista às vídeo-aulas e deixe o seu comentário sobre o aplicativo.
Espero que você e os seus alunos gostem desta novidade para dar um up nas aulas!!
Let's Kahoot!! :D
Dicas de leitura sobre o uso do Kahoot no ensino - Pesquisa feita no Google Acadêmico
COSTA, C. H. C.; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira; MOITA, FMGSC. Marvinsketch e kahoot como ferramentas no ensino de isomeria. HOLOS, v. 33, n. 1, p. 31, 2017.
DA SILVA, Elizabeth Corrêa; SODRÉ, Alidia Clícia Silva. Experiências no Ensino de Língua Espanhola Mediado Pelas Tecnologias de Informação e Comunicação.
DA SILVA JUNIOR, Francisco Welio Firmino; DA SILVA SALVADOR, Elane; BALBINO, Jaquiely. USO DO KAHOOT COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO.
DA SILVA JUNIOR, Francisco Welio Firmino; DA SILVA SALVADOR, Elane; BALBINO, Jaquiely. USO DO KAHOOT COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO.
DE MELO, Carlos André et al. Utilização do software Kahoot no ensino da Matemática: um relato de experiência. Colóquio Luso-Brasileiro de Educação-COLBEDUCA, v. 2, 2017.
LADISLAU, Marcos Tulios Frota et al. Kahoot como uma ferramenta digital para o ensino: aplicação na química orgânica.
OLIVEIRA, Vanessa Cassia de. Ensino e aprendizagem de língua inglesa em contextos digitais: um olhar para as possibilidades de criação e compartilhamento de conteúdo em rede. 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário