17 de maio de 2008

Definição do Grupo sobre a Web 2


Muitas pessoas já devem ter ouvido falar nesse termo e em suas ferramentas como Wikis, Podcast, Youtube, RSS, entre outros.

Esse termo surgiu em 2004 para descrever a segunda geração de serviços e aplicações para a Internet.A rede mundial de computadores é vista como uma rede social, onde os usuários ao redor do mundo se comunicam, trocam informações, arquivos de vídeos, imagens e sons. A partir daí, as ferramentas e serviços da Web 2.0 irá beneficiar esse ambiente virtual oferecendo maior dinamicidade aos internautas. Estes, por sua vez poderão colaborar, criar e organizar conteúdos criados por eles mesmos em um ambiente colaborativo.

O termo ganhou popularidade depois de uma conferência realizada nos EUA em 2004, organizada pelas empresas O'Reilly Media e MediaLive International.Para maiores detalhes dessa conferência clique neste link.

Tim O'Reilly (mais um Tim na Web) escreveu um artigo explicando o que é a web 2.0 e o publicou em seu site.

A idéia principal da Web 2.0 é transformar a web em uma plataforma, onde os softwares serão disponibilizados na rede, sem termos a necessidade de instalarmos no computador. Um exemplo da web como plataforma é o Gmail. A empresa Google oferece e-mail e outros serviços online, como editor de textos, planilha, agenda, entre outros serviços.

Nos próximos posts , iremos falar um pouco mais das ferramentas da web 2.0, como Wikis, Podcast, RSS, etc.

Abraço,
Vanessa

9 comentários:

Valeska disse...

Como você mencionou o Tim Berners-Lee, tem uma entrevista interessante que ele concede a Veja on-line em 2006 que vale a pena conferir.

Segue o link:
http://veja.abril.com.br/especiais/tecnologia_2006/p_040.html

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM disse...

Oi pessoal do grupo 4! Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelas preciosas informações disponibilizadas por vocês no blog, estou adorando e lendo tudo! Tenho algumas perguntas a fazer: já mediei um curso pelo Orkut e gostaria de saber se essa ferramenta faz perte da web 2.0. E quais são os critérios utilizados para definir uma ferramenta como pertencente à Web 2.0? E como dito por vocês, este termo começou a ser utilizado a partir de 2004. As ferramentas disponibilizadas na web antes deste ano também fazem parte de sua segunda geração? Obrigada!

Helen

Grupo 4 - Seminário sobre web 2.0 disse...

Oi Helen! que bom que você esta gostando das informações. Estamos preparando mais coisas!!

Respondendo às suas perguntas:

Sim,o Orkut faz parte da Web 2.0. Ele está na categoria de "redes sociais", por promover a interação social através da criação de perfis e atualizações feitas pelos próprios usuários.

Outros exemplos de sites nessa categoria são o UOLK,Myspace e o Windows Live Spaces.

Para que um site ou uma ferramenta pertença à Web 2.0, tem que ter essa idéia de colaboração, troca de informações e a construção do conteúdo pelo usuário.

Agora levando em consideração aos recursos tecnológicos,os sites e essas ferramentas sociais são construídos pela junção de 3 linguagens XML,CSS e javascript. Essas 3 formam o AJAX, oferecendo mais dinamicidade às paginas e interfaces mais fáceis de usar.

Deixando de lado essa explicação técnica, vamos para a prática.
Por acaso você já visitou algum site onde você pode diagramar o site arrastando módulos em qualquer direção da página? Se vc tiver respondido que sim, esse site é da era web 2.0 e foi desenvolvido com Ajax.
Caso você não tenha visitado um site assim , entre no http://www.pageflakes.com/, clique e arraste os modulos para vc ver.

À propósito agradeço a Profª Vera por ter me enviado a URL desse site que eu não tinha o conhecimento e adorei!!

As ferramentas antes da 2ª geração da Web não entram nessa fase, embora essa questão seja polêmica. Colocamos um post falando do duelo Web 1.0 x Web 2.0

Qualquer coisa estamos à disposição para esclarecermos outras questões referentes a web 2.

Abraço,
Vanessa

The Luxury of a grave disse...

Oi Vanessa! Entrei no site http://www.pageflakes.com/ sim, mas não entendi nada...Para que ele serve? Desculpe-me pelas perguntas bobas, mas é porque estou começando a entender as ferramentas do meio virtual há pouco tempo, mas estou disposta a aprender muito sobre elas.

Helen

Grupo 4 - Seminário sobre web 2.0 disse...

Oi Helen,

De maneira alguma suas perguntas são bobas. Estamos aqui justamente para aprendermos coisas novas e de preferência juntos. Segue a definição de pageflakes.

Pageflakes is an Ajax-based start page similar to My Yahoo!, iGoogle, and Microsoft Live. The site is organized into tabs, each tab containing user-selected modules called Flakes. Each Flake varies in content; information such as RSS/Atom feeds, Calendar, Notes, Web search, weather forecast, del.icio.us bookmarks, Flickr photos, social networking tools like Facebook, YouTube, Twitter, email and user-created modules...
Ou seja, é mais uma ferramenta só que com variadas informações em um único ambiente.

Abraço

Rômulo

Anônimo disse...

Oi Helen,

Eu que peço desculpas ,pis eudei o exemplo sme explicar o que é. O Romulo ja colocou a explicação em inglês.
Mas resumindo,este site esta na categoria de páginas personalisadas.Você cria a sua página com os recursos da web 2 que vc mais gosta.
Encontrei esse blog que dá mais infromações sobre o pageflakes

http://pageflakesnews.blogspot.com/

Abraço,

˙·٠•● Pesquisadores do Grupo 6 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
˙·٠•● Pesquisadores do Grupo 6 disse...

Oi Vanessa...
Em sua explicação sobre a categorização do orkut, vc mencionou que ele faz parte das "redes sociais".
Que outras categorias existem na web 2.0?

Obrigada.
Abraços,
Karina.

Anônimo disse...

Olá Grupo,
Gostei muito do blog de vocês. Sou uma das pessoas descrentes à terminologia da Web 2.0, acho que não houve alterações para existir este tipo de alteração. Entretanto, para o ensino, a interatividade mais consistente possibilita a construção do conhecimento de forma mais real, com as mesmas bases da teoria construtivista e da teoria de Vigotsky