21 de maio de 2008

O que é Podcast - I parte

Podcast é um tipo de arquivo de áudio, geralmente em MP3 distribuído gratuitamente pela Internet e pode ser transferido automaticamente para o computador da pessoa, sem interferência e nos momentos em que o mesmo não está sendo utilizado O termo é a junção das palavras iPod( tocador de músicas da Apple) e broadcast (ou broadcasting).

É interessante fazer uma observação, embora o termo seja baseado no tocador iPod, isso não quer dizer que os podcasts só podem ser ouvidos em um iPod. Qualquer player de MP3 poderá executá-los. A referência ao produto da Apple foi feita para atrair investidores para o desenvolvimento do Podcasting.


Como surgiu

O termo foi popularizado em 2004 por Adam Cury,VJ da MTV americana. Ele produziu o primeiro podcast chamado Daily Source Code http://www.dailysourcecode.com/ cujo conteúdo era sua vida pessoal ( uma nova versão de Big Brother ). Adam Cury queria desenvolver um software que pudesse transferir os arquivos de áudio para o seu player portátil e a partir da sua idéia, ele procurou alguns programadores para criar esse programa, só que as tentativas foram infelizes, ninguém quis desenvolver o seu projeto. Dessa forma, Curry decidiu estudar algumas linguagens de programação (Applescript, a linguagem de programação da Apple), e escreveu um primeiro esboço do que seria o iPodder. Mas como ele não era programador, o programa criado era ruim precisava de alguns ajustes.

Para aperfeiçoar o seu projeto, Cury disponibilizou o código do projeto na Web atraindo desenvolvedores de software que foram aos poucos melhorando o programa.
(Atualmente os sofwares-livres seguem essa tendência de disponibilizar o código-fonte na web para que outros programadores possam detectar erros “bugs” e aperfeiçoar o projeto).


Como receber um podcast no meu computador?

Primeiramente você irá se inscrever para receber o podcast. Essa inscrição é feita através de um clique no ícone (como a imagem à esquerda) ou em um link do tipo “inscreva” ou “subscribe to this podcast”.

Para receber um podcast no seu PC é necessário um programa de leitor de RSS. Esse leitor esta disponível de três formas: baixar um programa, como o IPodder http://www.ipodder.org/, a segunda maneira é utilizar o próprio navegador.( Internet Explorer 7+, Mozilla Firefox ou o Opera) e a terceira forma, que eu prefiro é usar o Google Reader.( é necessário ter uma conta no Gmail para ter acesso a esse aplicativo).

Na segunda parte discutiremos as implicações do Podcast no ensino e na terceira e última parte postaremos um tutorial ensinando a criar um podcast.



3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei a explicação muito interessante. Sou professora e estou buacando novidades que possam ser utilizadas para tornar minhas aulas mais interessantes e proveitosas.
Um abraço,
Sol Bueno - DF

Vanessa Bohn disse...

Olá Sol Bueno!

Obrigada pela sua visita! O uso das ferramentas da Web 2.0 é uma ótima alternativa para deixar não só as aulas mais interessantes, mas também permitir que os alunos sejam mais ativos na construção do seu próprio conhecimento.

Abraços,
Vanessa

Anônimo disse...

Parabéns pelo material de fácil leitura e entendimento. É isso aí, devemos procurar alternativas que levem os nossos alunos à busca de novos conhecimentos.