17 de maio de 2008

Sinopse de livro : Second Life e Web 2.0 na Educação

MATTAR, João; VALENTE, Carlos. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.

Não há
dúvidas de que a Internet é um veículo de comunicação que ganhou destaque e popularidade no inicio da década de 90. De lá para cá, muita coisa mudou, o estilo de como se criar páginas, o surgimento de recursos que permitem usuários trocarem informações em tempo real, entre outras ferramentas. Mas um acontecimento marcante e podemos dizer divisor de águas da Net aconteceu em 2004 com o surgimento da Web 2.0.

A Web 2 busca promover a interação entre os usuários conectados na Web através das ferramentas sociais e, além disso, o usuário poderá escrever e compartilhar seu conhecimento com outras pessoas, formando uma teia de conhecimento e colaboração mútua.

Levando em consideração essas características de colaboração, interação, os professores João Mattar e Carlos Valente publicaram o livro Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. Este livro é um guia fundamental para os professores, educadores que buscam conhecer o significado da Web 2.0 e como utilizar os recursos, tais como: Wikis, Podcasts, RSS, Youtube na Educação. Os autores também discutem o potencial pedagógico do Jogo Second Life e relatam as suas experiências utilizando esses recursos em salas de aula. Além disso, Mattar e Valente traçam um panorama do Ensino a Distância (EaD).

O livro é bem ilustrativo, apresentando uma bibliografia comentada e uma lista extensa de sites úteis.


Quando o livro foi lançado:

No dia 1º de dezembro de 2007 durante o Congresso Second Life na Educação realizado na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.

Sumário

Clique aqui para baixar o sumário do livro.

2 comentários:

˙·٠•● Pesquisadores do Grupo 6 disse...

Olá Pessoal!
Parabéns pelo blog.. e pelo assunto também!
Realmente é muito interessante tratar das possibilidades educacionais que a internet nos oferece!
E, à respeito da web 2.0, comecei a pensar também no termo "Educação 2.0" e, pesquisando a respeito, encontrei uma lista com vários links para produção de trabalhos colaborativos.

eis o site:
http://hubpages.com/hub/Education20

Abraços,
Karina.

Vanessa Bohn disse...

Karina,

Obrigada pela sugestao do site.

Vou incluir na lista que eu estou montando com os recursos da web 2.

Abraço,
Vanessa