14 de maio de 2008

Vídeos no ensino, para quê?

Apesar de serem recursos usados no contexto de ensino/aprendizagem há algum tempo, vídeos e filmes são frequentemente subestimados ou estigmatizados enquanto parte do repertório de sala de aula. Muitos são aqueles (professores, alunos e autoridades escolares) que não os enxergam com propósitos educacionais claros. Em parte, tal visão se fortalece pelo uso inadequado deste recurso, geralmente limitado a mera apresentação de filmes e vídeos durante as aulas, como se a simples exposição aos mesmos fosse por si só um elemento didático completo, responsável por todo o aprendizado. Associado a isso, está o fato de que, quando fora do ambiente de sala de aula, a TV e o vídeo (cinema, DVD e outras mídias digitais) são primordialmente destinados ao entretenimento. Tal característica contribui para que eles sejam frequentemente vistos como ferramentas pedagogicamente ineficientes, adequadas a proporcionar somente momentos de lazer durante as aulas, ou mesmo como meio de “enrolar” aula. Esta visão também tem sido responsável pelo desgaste e negligência que este recurso vem sofrendo nos últimos anos. Entretanto, com os avanços da Internet e da Web 2.0, surgiram novas possibilidades para o uso de vídeos enquanto ferramenta didática. Dentre elas, a facilidade de publicação, acesso, armazenamento e edição de vídeos digitais, que fornecem ao professor material ilimitado a ser usado na sala de aula. Deixe aqui sua opinião, sugestões e relatos de experiência sobre o uso de vídeos no ensino/aprendizagem. Será que ele é mesmo uma ferramenta útil ao professor? Em que situações?

7 comentários:

Valeska disse...

Durante a minha pesquisa de mestrado que foi acerca de letramento digital para professores de língua inglesa da rede pública, o que foi comentado pela Vanessa era sempre comentado pelas professoras-alunas. Entretanto, uma delas desenvolveu um projeto com os aluno de gravação de vídeos no celular e upload no youtube. Quem quer faz não é?

Grupo 4 - Seminário sobre web 2.0 disse...

Oi Valeska!

Com certeza! Hj em dia temos a nossa disposição vários recursos para usarmos em sala de aula e os nossos alunos sabem manusear certos aparelhos até melhor do que nós.

Agora que eu voltei a lecionar, eu pretendo usar esses recursos da web 2 nas minhas aulas. E uma delas é dar atividades onde os alunos criarão mini filmes com o celular O tema centralizará no que eles estudaram no capitulo.

Acredito que os alunos ficarão motivados,pois eles participarão de todo o processo da criação do video e terão um material de estudo autêntico mostrando situações reais em que a língua é usada.

Obrigada pelo seu comentário!
Vanessa

José disse...

Parabéns a vocês, do Grupo 4, por este "blog". Gostei dele e de vocês terem disponibilizado os "blogs" de todos os grupos. Que beleza!

Penso que estamos caminhando relativamente bem no curso e peço a todos(as) desculpas por minha participação algo acanhada. A partir desta semana, estarei mais presente.

Quanto ao uso da WEB 2.0 e de vídeos no ensino, isso "dá para pra manga"! Muito pertinente!

Penso que devemos discutir seus "para quê", "como", "quanto", "quando", "onde", "porquê", etc.

Com as leituras, reflexões, vivências, experiências de cada um(a), poderemos aprender muito!

Obrigado,

José.

Anônimo disse...

Oi Valeska e Vanessa,
Comentando sobre o uso de vídeos de celular nas aulas, gostaria de mencionar que uma outra colega deste curso, a Maria Teresa, também vem realizando projetos na sua escola em que os alunos gravam e legendam filmes feitos com câmeras de celular. Tive a oportunidade de ver aos filmes produzidos por alguns de seus alunos e posso dizer que é um trabalho excelente, que além de motivar, permite aos alunos estudar novas formas de linguagem.

Wellington

Grupo 4 - Seminário sobre web 2.0 disse...

Maria Teresa,

Depois,nos diga se vc hospedou em algum site ou no youtube os vídeos produzidos pelos seus alunos para a gente ver.Acho que não só eu mas outras pessoas ficaram curiosas em ver o resultado! :)

At+!
Vanessa

Unknown disse...

Colegas,

Como já foi dito pelo colega e amigo Wellington, fiz esse trabalho ano passado com meus alunos da Escola Municpal Paulo Mendes Campos e no resumo que postei em meu portifólio no teleduc disponibilizei 7 endereços no you tube onde um aluno - Marcus Vinícius - gentilmente colaborou.
Um abraço e parabéns pelo blog.
Teresa

MyMind by Ronaldo Martins disse...

Olá gostaria de encontrar também os videos (construídos com a ajuda da Maria Teresa), estou fazendo um trabalho neste sentido, porém focando em resolução de exercícios.

Ronaldo Martins manaus - amazonas.
Estudante de Especialização em tecnologia web.
email: ronaldo.nascimentomartins@gmail.com