14 de maio de 2008

O que é uma wiki?




Origem do termo Wiki

Wiki é uma ferramenta editável e colaborativa cujo conteúdo é criado pelos usuários da Web. O termo foi introduzido na Internet pela primeira vez por Ward Cunningham. Cunningham desenvolveu em 1995 uma ferramenta chamada WikiWikiWeb ou Ward’s Wiki. A origem do termo é Havaiano e significa rápido,logo Cunningham usou esse termo havaiano por causa da analogia com a rota “Wiki Wiki” do Aeroporto Internacional de Honolulu. Nessa rota trafegam pequenos ônibus que percorrem entre os terminais do aeroporto.
A idéia principal de Cunningham era criar páginas de sites que pudessem ser editadas facilmente e rapidamente pelos usuários.

Características da Wiki

• Promover um espaço onde o conhecimento se torna uma rede interligada pela troca de informações;

• As wikis podem ser pessoais, mas normalmente elas são construídas com a finalidade colaborativa,

• Como a ferramenta wiki oferece uma atmosfera colaborativa entre os seus usuários, os professores de línguas podem utilizá-la com os alunos em projetos on-line.

A Wiki nas salas de aula: alguns fatores positivos.


Duffy, Peter and Bruns, (2006) discutem o uso das Wikis e outros services da Web 2 na educação e de acordo com eles:
"A wiki also offers the ability to interact with an evolving document over time. It allows teachers and learners to see the evolution of a written task, and to continually comment on it, rather than offering comments only on the final draft. Considering students’ busy schedules, a wiki can also be very useful for tracking and streamlining group projects."


Os professores podem aproveitar o ambiente colaborativo das Wikis e tirar vantagem disso, especialmente no ensino da produção textual. Como os autores propõem, os professores podem avaliar o desenvolvimento dos alunos nas habilidades de escrita e oferecer um retorno para os alunos no decorrer de todo o processo de criação da atividade e não mais no final como acontece nas atividades em sala de aula.

Referência bibliográfica

DUFFY, Peter D. and BRUNS, Axel .The Use of Blogs, Wikis and RSS in Education: A Conversation of Possibilities. In Proceedings Online Learning and Teaching Conference 2006, pages pp. 31-38, Brisbane.
Disponível em : http://eprints.qut.edu.au/archive/00005398/01/5398.pdf

3 comentários:

Valeska disse...

Os dois wikis com os quais já trabalhei foram o pbwiki (se quiserem olhar um dos meus wikis segue o link: http://letramentos.pbwiki.com/?pwd=2bf5qs3ekL) e o google docs (para um tour do google docs segue o link: http://www.google.com/google-d-s/intl/en/tour1.html).

Como um testemunho, só foi possível desenvolvermos um trabalho colaborativo para a disciplina sobre hipertextos da Profa Coscarelli porque utilizamos o google docs e suas características de wiki, já que cada um de nós morava em uma cidade. Se quiserem conhecer o nosso trabalho final dessa disciplina, segue o link: http://docs.google.com/Doc?id=dhtt8w4s_62f9rszt.

Grupo 4 - Seminário sobre web 2.0 disse...

Oi Valeska, estou visitando os seus trabalhos e não sabia que a partir do Google docs poderia criar um wiki.


Eu fiz um login no pbwiki ano passado quando eu estava escrevendo minha monografia e sinceramente nao gostei,preferi o wetpaint, por apresentar uma caracteristica mais de site(diagramação) e mais fácil de mexer.

Agora, para o seminário nós vamos usar o wikispace para o grupo escrever o artigo final.
http://web2noensino.wikispaces.com/

Vamos postar alguns exemplos de sites que oferecem esse recurso e uma avaliação de cada wiki.


Abraço,
Vanessa

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM disse...

Muitas vezes quando preciso de definições ou informações sobre variados assuntos recorro à Wikipedia. Estou adorando saber mais sobre os programas wiki e suas possibilidades pedagógicas. Parabéns pelo excelente trabalho.

Abraços...

Helen