10 de dezembro de 2008

Bed Religion - I love my computer




And so Do I!!! rsss

Brasileiro passa mais de 24h por mês na web, diz estudo

Seg, 08 Dez, 07h38

O brasileiro passa, em média, mais de um dia por mês navegando na internet, segundo revelou pesquisa Ibope//NetRatings, divulgada hoje. De acordo com o levantamento, o tempo de navegação por pessoa em outubro foi de 24 horas e 41 minutos. O resultado representa um aumento de 4,7% em relação a setembro e de 6,4% na comparação com outubro do ano passado.
PUBLICIDADE

Entre os dez países pesquisados no estudo, o Brasil é o que apresentou o maior tempo de navegação, em média. Segundo o levantamento, os países que mais se aproximaram do Brasil em tempo individual de navegação foram a França, que chegou a 23 horas e 10 minutos, e o Reino Unido, com 23 horas e 4 minutos.

O número de internautas residenciais ativos no Brasil em outubro foi de 24,4 milhões de pessoas, número 3% menor do que o de setembro, mas 19,1% superior ao de 19,9 milhões de outubro do ano passado. O número de pessoas que moram em residências onde há pelo menos um computador com acesso à internet foi de 36,3 milhões em outubro, mesmo resultado de setembro. Já o número de brasileiros com 16 anos ou mais e acesso à internet em todos os ambientes, como residência, trabalho, biblioteca ou lan house, subiu de 42 milhões no segundo trimestre para 43,1 milhões no terceiro trimestre do ano.

Os sites de relacionamento foram os campeões de audiência em outubro, segundo a pesquisa. "Em outubro de 2008, a participação de redes sociais, blogs, fóruns e outros sites de grupos de interesse foi de 34,5% do tempo total navegado", informou José Calazans, analista de mídia do Ibope//NetRatings. "Mas, neste momento, também cresce o tempo por pessoa em sites de vídeos, e-mail, buscadores, serviços de armazenamento de dados, notícias e games."

Notícias

O levantamento mostrou que as categorias que tiveram o maior aumento porcentual de audiência entre setembro e outubro foram "Ocasiões Especiais", com alta de 4,2%, e "Finanças e Investimentos", com avanço de 3,5%. A crise financeira elevou a procura por sites de notícias e informações sobre economia e finanças para 11,6 milhões de usuários únicos - um crescimento de 12,4% desde setembro e de 23,8% desde agosto.

A audiência de sites de notícias em geral também cresceu em outubro, por conta da busca por informações sobre os resultados das eleições municipais, revelou a pesquisa. A audiência da subcategoria "Eventos Correntes e Notícias Globais" subiu de 12,8 milhões de usuários únicos em setembro para 13,5 milhões em outubro.

No acumulado de 12 meses, as categorias que mais cresceram foram "Viagens e Turismo", com alta de 33,4%, seguida por "Automotivo", com expansão de 26,9%, "Notícias e Informações", com aumento de 25,7%, e "Finanças e Investimentos", com expansão de 24,2%.

Fonte:Yahoo Notícias
http://br.noticias.yahoo.com/s/08122008/25/manchetes-brasileiro-passa-24h-mes-na.html

9 de novembro de 2008

novo template

Depois de muito tempo pesquisando, encontrei um blog com modelos de templates para o Blogger com 3 columas.
http://x-template.blogspot.com/search/label/Otomotif

Agora quando eu tiver um tempinho irei personalizar o cabeçalho.

até mais!!

15 de outubro de 2008

Professores do sec XXI




















"Sei que a nossa realidade ainda não nos deixa comemorar 100% ,
mas uma grande parcela de professores espalhados pelo país estão batalhando para
melhorar a qualidade da educação brasileira.
A esses profissionais, os meus sinceros cumprimentos!!"
Vanessa



27 de setembro de 2008

Usando o Word 2007 para criar Posts em Blogs

Ontem eu descobri que podemos postar em Blogs usando o Word 2007. Devido a minha empolgação, esqueci de colocar uma explicação passo-a-passo. Sorry!! :)

Vamos lá:

Abra o Word 2007 e em seguida clique no botão do Office e abra um novo documento.

Os passos são os mesmos para inserir imagens em documentos do Word.

Na guia novo documento escolha a opção " Nova Postagem de Blog". Na primeira vez, será necessário configurar o seu blog, digite os dados de login e senha e veja na relação dos Blogs se o seu servidor esta cadastrado. Além do Blogger e do WordPress há outros serviços de Blog na lista.

Observe que se você tem mais de um Blog cadastrado no mesmo servidor como no meu caso, há um ícone na aba Postagem no Blog chamado Gerenciar contas. Adicione essas contas nesse link.


Depois é só clicar no botão Publicar.

Minha opinião: É interessante essa opção de postagem oferecida nessa versão atual do Word, entretanto para adicionar os marcadores, os códigos de vídeos, ou áudios teremos que usar os serviços de postagem do próprio Blog. Agora, eu nao consegui publicar as imagens deste post.

Ou seja, ainda sim, eu prefiro até pela simplicidade usar o Criar postagem do próprio Blog!

Caso alguém saiba como inserir vídeos e como publicar as imagens usando o Word 2007, deixem um comentário! ;)

Abraços,!!

26 de setembro de 2008

Teste – Criando uma postagem usando o Word 2007

Ainda não estou muito familiarizada com o Word 2007, só uso quando estou trabalhando no notebook mesmo. Eis que descobri que podemos publicar os nossos posts usando o Word 2007. É só preencher os campos com o nome e o login da sua conta do Blogger ou outro servidos.

Agora, vou ver como ficará a diagramação dessa postagem no meu blog!!

31 de agosto de 2008

Blog Day

Dia do Blog!!!

Blog Day 2008

Hoje estamos comemorando o dia do Blog. A idéia é divulgar alguns Blogs para formar uma grande blogosfera. Para seguir com a idéia, estarei divulgando 5 Blogs que eu acho interessante:

http://ciberespaconaescola.blogspot.com/
Ciberespaço na Escola - Blog da Vanessa dos Santos Nogueira,Instrutora de Informática da Escola Marista Santa Marta e Tutora do Curso de Pedagogia da UFSM. No seu Blog ela divulga as últimas novidades, congressos sobre o uso dos softwares livres e tecnologias na educação. Muito bom!!

http://internetnaeducacao.blogspot.com/ Blog da minha colega de curso da Pós Graduação da FALE- UFMG, Fátima Franco. O Blog também é voltado para o uso das TI na educação e possuiu uma lista imensa de endereços de outros blogs.

http://www.webparaeducadores.blogspot.com/ Blog do José Erigleidson. Este Blog é muito bom!! Possui links para alguns e-books sobre EAD.

http://www.portugueslivre.blogspot.com/ Português Livre é o Blog da minha outra colega de mestrado Daniervellin Renata. Tire as suas dúvidas e veja algumas dicas da língua Portuguesa!!


http://denilsodelima.blogspot.com/ Inglês na Ponta da Língua . Blog do Denilson Lima.Autor do livro Inglês na Ponta da Língua (Ed. Campus/Elsevier). O Blog é recheado de dicas e curiosidades da língua inglesa.


É isso aí!!






Lyrics Mode


Essa dia vai para os meus alunos que sempre me pedem alguma letra de música e nesse site dá para copiar o código e colar sua música preferida no Orkut!! Como exemplo ,postei a letra da música Viva La Vida do Coldplay.






Lyrics | Viva La Vida lyrics

Popfly - Criação de aplicativos para web


O Popfly é um serviço gratuito para construção de gadgets,páginas e aplicações para a Web, jogos e marshups. A interface do Popfly é bastante amigável. O acesso ao site é feito pelo email do hotmail ou msn. É só criar um perfil e caso não tenha instalado o próprio site mostra uma janela para a instalação do Microsoft silverlight. Sem esse aplicativo instalado não é possível acessar o site.

Estou testando os programas e em breve colocarei no Blog o que eu consegui criar!!

Be Funky - Ilustrações online





BeFunky é um serviço online totalmente gratuito que vai lhe ajudar a cobinar suas fotos de uma maneira cômica sem exigir nenhum tipo de prática nem tão pouco habilidade.

Com isso, é possível criar montagens de acordo com duas categorias: o Uvatar, que lhe permite criar avatares diversos combinando características físicas e acessórios, ou o Cartonizer, outra modalidade que possibilita a utilização das suas fotos prontas para aplicar filtros especiais para deixá-las com muito mais humor.

Fonte: www.baixaki.com.br

Divirta-se!!!

17 de agosto de 2008

Inclusão Digital - reportagem do Olhar Digital


Domingão em casa e chega uma hora que não tem nada interessante passando nas TVs abertas. Um programa que eu gosto de assistir nas tardes de domingo é o Olhar Digital, na Rede TV. O programa traz as últimas novidades tecnológicas e matérias super atuais.

A reportagem exibida hoje e me deixa muito contente em ver que aos poucos a dupla tecnologia e ensino estão caminhando rumo à uma educação de qualidade para as escolas brasileiras.

À propósito, não deixem de visitar o site do Olhar Digital!!





7 de agosto de 2008

Mais um widget para visualizar os seus visitantes

Olá pessoal!!

Visitando o Blog do Bobby "The teacher's Life Blog" eu conheci mais um widget para colocarmos em sites, blogs e sabermos quem são os nossos visitantes. Só para vocês conhecerem, aqui no meu blog eu uso o FEEDJIT e o ClustrMaps.


O Frappr oferece esse visualizador de visitantes em forma de mapa mundi e o mais interessante é que ao invés de aparecer somentes os pontos indicando os visitantes em cada país, aparece o nome, localidade e a foto ( se a pessoa tiver feito o upload).



Abraços,
Vanessa

3 de agosto de 2008

Webquest sobre Podcast

Olá pessoal!

Criei uma webquest sobre Podcast e coloquei o link no meu blog. Espero que vocês gostem e caso utilizem nas aulas, postem o comentario no meu blog dizendo como foi. ok?

Abraços!!
Vanessa

2 de agosto de 2008

WebQuest sobre Podcast


Olás!!

Criei uma webquest durante o meu curso da Pós na Faculdade de Letras da UFMG. O tema é sobre o Podcast. Espero que seja útil a sua utilização nas salas de aula!!
Um abraço,
Vanessa

27 de julho de 2008

I Congresso de Tecnologias na Educação


http://cte.comunicar.pro.br/index.htm

Falta de tempo não é mais desculpa para participar de um Congresso. Para os interessados no uso das Tecnologias daInformação no ensino, fica o convite para participarem do I Congresso de Tecnologias na Educação. Maiores informaçõesc no site e no blog: http://internetnaeducacao.blogspot.com/

Web 2


Web 2.0 Blogs En La Escuela De Lenguas 2007

From: nelbaq, 9 months ago





Presentation about Web 2.0 and Blogs by Prof. Nelba Quintana at the Escuela de Lenguas on its 14th anniversary celebration (22nd September 2007)


SlideShare Link

Slide - Web 2.0 is th efuture of education


Web 2.0 Is the Future of Education

From: SteveHargadon, 2 days ago





I believe that the read/write Web, or what we are calling Web 2.0, will culturally, socially, intellectually, and politically have a greater impact than the advent of the printing press. I believe that we cannot even begin to imagine the changes that are going to take place as the two-way nature of the Internet begins to flower, and that even those of us who have spent time imagining this future will be astounded by what happens. I’m going to identify ten trends in this regard that I think have particular importance for education and learning, and then discuss seven steps I think educators can take to make a difference during this time.


SlideShare Link

6 de junho de 2008

Gilberto Gil - Pela Internet



Pela Internet
Gilberto Gil

Composição: Gilberto Gil

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje ...(2x)

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante
Da infomaré
Que leve um oriki
Do meu velho orixá
Ao pôrto de um disquete
De um micro em Taipé...

Um barco que veleje
Nesse infomar
Que aproveite a vazante
Da infomaré
Que leve meu e-mail lá
Até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Aihê! Aihê! Aihê!...

Eu quero entrar na rêde
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut
Eu quero tá na rêde
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut...

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac
Milícia de Milão
Um hacker mafioso
Acaba de soltar
Um vírus prá atacar
Programas no Japão...

Eu quero entrar na rêde
Prá contactar
Os lares do Nepal
Os bares do Gabão...

Que o chefe da polícia
Carioca, avisa
Pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um videopôquer
Para se jogar...

Jogar ah! ah! ah!...(4x)

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut
Eu quero tá na rêde
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut...

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac
Milícia de Milão
Um hacker mafioso
Acaba de soltar
Um vírus prá atacar
Programas no Japão...

Eu quero entrar na rede
Prá contactar
Os lares do Nepal
Os bares do Gabão...

Que o chefe da polícia
Carioca, avisa
Pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um video-pôquer
Para se jogar...

Ah! ah! ah!
Jogar ah! ah!...(3x)
Connect show! Connect show!
Connect show! Connect show!
Connecticut, Connecticut
Connecticut...

26 de maio de 2008

Salvando a sua lista de favoritos

Olá!!

Não tem nada pior do que formatar o seu computador e perder todos os seus sites favoritos ,e você ainda teve o trabalho de separar por pastas, assuntos. Não é mesmo?

Temos duas soluções:
A primeira é criar uma lista de favoritos online. Veja opost abaixo sobre o Del.icio.us
A segunda opção é exportar a sua lista e automaticamente será criado um arquivo html com o nome bookmark.html

Vamos aos passos:

No Internet Explorer
Entao você irá clicar na estrela com o sinal de mais
Adicionar favoritos > Importar e Exportar >no Assistente para importação e exportação, clique em Avançar.
Selecione Importar Favoritos e clique em Avançar.

Depois escolha a pasta que o arquivo HTML com a sua lista de sites será salva.
Como padrao esse arquivo é salvo com o nome bookmark.html


No Firefox
Com o navegador aberto clique em favoritos > Organizar >Será aberta a janela dos favoritos. Depois clique em Arquivos e escolha a opção exportar.

Agora você terá um arquivo html com a sua lista de favoritos salvas.

21 de maio de 2008

O que é Podcast - I parte

Podcast é um tipo de arquivo de áudio, geralmente em MP3 distribuído gratuitamente pela Internet e pode ser transferido automaticamente para o computador da pessoa, sem interferência e nos momentos em que o mesmo não está sendo utilizado O termo é a junção das palavras iPod( tocador de músicas da Apple) e broadcast (ou broadcasting).

É interessante fazer uma observação, embora o termo seja baseado no tocador iPod, isso não quer dizer que os podcasts só podem ser ouvidos em um iPod. Qualquer player de MP3 poderá executá-los. A referência ao produto da Apple foi feita para atrair investidores para o desenvolvimento do Podcasting.


Como surgiu

O termo foi popularizado em 2004 por Adam Cury,VJ da MTV americana. Ele produziu o primeiro podcast chamado Daily Source Code http://www.dailysourcecode.com/ cujo conteúdo era sua vida pessoal ( uma nova versão de Big Brother ). Adam Cury queria desenvolver um software que pudesse transferir os arquivos de áudio para o seu player portátil e a partir da sua idéia, ele procurou alguns programadores para criar esse programa, só que as tentativas foram infelizes, ninguém quis desenvolver o seu projeto. Dessa forma, Curry decidiu estudar algumas linguagens de programação (Applescript, a linguagem de programação da Apple), e escreveu um primeiro esboço do que seria o iPodder. Mas como ele não era programador, o programa criado era ruim precisava de alguns ajustes.

Para aperfeiçoar o seu projeto, Cury disponibilizou o código do projeto na Web atraindo desenvolvedores de software que foram aos poucos melhorando o programa.
(Atualmente os sofwares-livres seguem essa tendência de disponibilizar o código-fonte na web para que outros programadores possam detectar erros “bugs” e aperfeiçoar o projeto).


Como receber um podcast no meu computador?

Primeiramente você irá se inscrever para receber o podcast. Essa inscrição é feita através de um clique no ícone (como a imagem à esquerda) ou em um link do tipo “inscreva” ou “subscribe to this podcast”.

Para receber um podcast no seu PC é necessário um programa de leitor de RSS. Esse leitor esta disponível de três formas: baixar um programa, como o IPodder http://www.ipodder.org/, a segunda maneira é utilizar o próprio navegador.( Internet Explorer 7+, Mozilla Firefox ou o Opera) e a terceira forma, que eu prefiro é usar o Google Reader.( é necessário ter uma conta no Gmail para ter acesso a esse aplicativo).

Na segunda parte discutiremos as implicações do Podcast no ensino e na terceira e última parte postaremos um tutorial ensinando a criar um podcast.



20 de maio de 2008

Livemocha : e-learning



Livemocha
é uma ferramenta que facilita o aprendizado de idiomas, ele combina diversão em lições autodidatas, ferramentas motivacionais e toda uma comunidade para ajudar você a aprender um idioma da sua preferência.

Opções de idiomas


Existem 6 opções de idiomas: Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Hindu e Chinês. Cada um deles divididos em vários módulos, com vários tipos de exercícios, indo do nível mais básico até o pré-intermediário (o bastante para conseguir construir diálogos sem ajuda de ninguém).

Fonte:
http://baixaki01.ig.com.br/download/LiveMocha.htm


Meu comentário:

Semana passada tivemos a oportunidade de conhecermos sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem através do grupo2. Assim como os AVAs apresentados pelo grupo (Moodle, Teleduc, Eproinfo, etc) o LiveMocha também oferece esse ambiente para aprendizagem só que com uma diferencia dos AVAs tradicionais, a sua disponibilidade para o usuário é on-line, não há necessidade de fazer a instalação da plataforma em algum servidor.
Me inscrevi no LiveMocha no curso de Inglês (treinamento para o TOEFL) e no Italiano para ver como são as aulas.





18 de maio de 2008

Web 1.0 x Web 2.0

Assim que o termo Web 2.0 ganhou popularidade, surgiram muitas críticas sobre o porquê do termo se nem ao menos ouvimos logo no início da criação da Web algum termo como Web 1.0. Estudiosos da área da Computação, programadores dizem que a Web 2.0 nada mais é que uma jogada de Marketing ou um buzzword. Isso se deve ao fato de que as linguagens de programação usadas na Web 2 já existiam na Web 1 e, além disso, a idéia de colaboração não é alguma coisa recente também. Como exemplo, temos o uso de fóruns e listas de discussões logo no início da criação da WWW, utilizados nas universidades americanas.
Em entrevista publicada no site Ars Technica, o criador da WWW, Tim Berners-Lee discute sobre a Web 2.

Para Berners-Lee, ninguém ao certo sabe o que significa. E para ele, a web 1 já conectava as pessoas e era um ambiente interativo.
[…]Web 1.0 was all about connecting people. It was an interactive space, and I think Web 2.0 is of course a piece of jargon, nobody even knows what it means. If Web 2.0 for you is blogs and wikis, then that is people to people. But that was what the Web was supposed to be all along. And in fact, you know, this 'Web 2.0,' it means using the standards which have been produced by all these people working on Web 1.0."

Temos que concordar que as ferramentas existentes na Web 1, como por exemplo, e-mails, salas de bate papo, fóruns de discussão já proporcionavam a interação entre os usuários. O que diferencia a Web 1 da Web 2 é a capacidade que os internautas têm em produzir o conteúdo.
Na Web 1 os usuários eram meros espectadores, atualmente eles são espectadores e criadores do conteúdo disponibilizado na Internet.

Para nós professores, não importa se a Web 2 é uma jogada de marketing ou um buzzword. O que nos interessa é saber como Wikis, Podcast, sites de compartilhamento de vídeos, entre outros recursos podem ser utilizados nas salas de aula. Isso porque esses recursos não foram desenvolvidos para fins educacionais, entretanto suas características colaborativas e sociais exemplificam algumas Teorias de Aquisição da Segunda Língua, como a Teoria Sócio-Construtivista de Vygotsky.

O'Reilly e sua definição sobre a Web 2

Ouçam o podcast onde O'Reilly publicou em seu Blog e define o termo Web 2.


17 de maio de 2008

Sinopse de livro : Second Life e Web 2.0 na Educação

MATTAR, João; VALENTE, Carlos. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.

Não há
dúvidas de que a Internet é um veículo de comunicação que ganhou destaque e popularidade no inicio da década de 90. De lá para cá, muita coisa mudou, o estilo de como se criar páginas, o surgimento de recursos que permitem usuários trocarem informações em tempo real, entre outras ferramentas. Mas um acontecimento marcante e podemos dizer divisor de águas da Net aconteceu em 2004 com o surgimento da Web 2.0.

A Web 2 busca promover a interação entre os usuários conectados na Web através das ferramentas sociais e, além disso, o usuário poderá escrever e compartilhar seu conhecimento com outras pessoas, formando uma teia de conhecimento e colaboração mútua.

Levando em consideração essas características de colaboração, interação, os professores João Mattar e Carlos Valente publicaram o livro Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. Este livro é um guia fundamental para os professores, educadores que buscam conhecer o significado da Web 2.0 e como utilizar os recursos, tais como: Wikis, Podcasts, RSS, Youtube na Educação. Os autores também discutem o potencial pedagógico do Jogo Second Life e relatam as suas experiências utilizando esses recursos em salas de aula. Além disso, Mattar e Valente traçam um panorama do Ensino a Distância (EaD).

O livro é bem ilustrativo, apresentando uma bibliografia comentada e uma lista extensa de sites úteis.


Quando o livro foi lançado:

No dia 1º de dezembro de 2007 durante o Congresso Second Life na Educação realizado na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.

Sumário

Clique aqui para baixar o sumário do livro.

Definição do Grupo sobre a Web 2


Muitas pessoas já devem ter ouvido falar nesse termo e em suas ferramentas como Wikis, Podcast, Youtube, RSS, entre outros.

Esse termo surgiu em 2004 para descrever a segunda geração de serviços e aplicações para a Internet.A rede mundial de computadores é vista como uma rede social, onde os usuários ao redor do mundo se comunicam, trocam informações, arquivos de vídeos, imagens e sons. A partir daí, as ferramentas e serviços da Web 2.0 irá beneficiar esse ambiente virtual oferecendo maior dinamicidade aos internautas. Estes, por sua vez poderão colaborar, criar e organizar conteúdos criados por eles mesmos em um ambiente colaborativo.

O termo ganhou popularidade depois de uma conferência realizada nos EUA em 2004, organizada pelas empresas O'Reilly Media e MediaLive International.Para maiores detalhes dessa conferência clique neste link.

Tim O'Reilly (mais um Tim na Web) escreveu um artigo explicando o que é a web 2.0 e o publicou em seu site.

A idéia principal da Web 2.0 é transformar a web em uma plataforma, onde os softwares serão disponibilizados na rede, sem termos a necessidade de instalarmos no computador. Um exemplo da web como plataforma é o Gmail. A empresa Google oferece e-mail e outros serviços online, como editor de textos, planilha, agenda, entre outros serviços.

Nos próximos posts , iremos falar um pouco mais das ferramentas da web 2.0, como Wikis, Podcast, RSS, etc.

Abraço,
Vanessa

14 de maio de 2008

Web 2.0 na mídia

Vídeos no ensino, para quê?

Apesar de serem recursos usados no contexto de ensino/aprendizagem há algum tempo, vídeos e filmes são frequentemente subestimados ou estigmatizados enquanto parte do repertório de sala de aula. Muitos são aqueles (professores, alunos e autoridades escolares) que não os enxergam com propósitos educacionais claros. Em parte, tal visão se fortalece pelo uso inadequado deste recurso, geralmente limitado a mera apresentação de filmes e vídeos durante as aulas, como se a simples exposição aos mesmos fosse por si só um elemento didático completo, responsável por todo o aprendizado. Associado a isso, está o fato de que, quando fora do ambiente de sala de aula, a TV e o vídeo (cinema, DVD e outras mídias digitais) são primordialmente destinados ao entretenimento. Tal característica contribui para que eles sejam frequentemente vistos como ferramentas pedagogicamente ineficientes, adequadas a proporcionar somente momentos de lazer durante as aulas, ou mesmo como meio de “enrolar” aula. Esta visão também tem sido responsável pelo desgaste e negligência que este recurso vem sofrendo nos últimos anos. Entretanto, com os avanços da Internet e da Web 2.0, surgiram novas possibilidades para o uso de vídeos enquanto ferramenta didática. Dentre elas, a facilidade de publicação, acesso, armazenamento e edição de vídeos digitais, que fornecem ao professor material ilimitado a ser usado na sala de aula. Deixe aqui sua opinião, sugestões e relatos de experiência sobre o uso de vídeos no ensino/aprendizagem. Será que ele é mesmo uma ferramenta útil ao professor? Em que situações?

O que é uma wiki?




Origem do termo Wiki

Wiki é uma ferramenta editável e colaborativa cujo conteúdo é criado pelos usuários da Web. O termo foi introduzido na Internet pela primeira vez por Ward Cunningham. Cunningham desenvolveu em 1995 uma ferramenta chamada WikiWikiWeb ou Ward’s Wiki. A origem do termo é Havaiano e significa rápido,logo Cunningham usou esse termo havaiano por causa da analogia com a rota “Wiki Wiki” do Aeroporto Internacional de Honolulu. Nessa rota trafegam pequenos ônibus que percorrem entre os terminais do aeroporto.
A idéia principal de Cunningham era criar páginas de sites que pudessem ser editadas facilmente e rapidamente pelos usuários.

Características da Wiki

• Promover um espaço onde o conhecimento se torna uma rede interligada pela troca de informações;

• As wikis podem ser pessoais, mas normalmente elas são construídas com a finalidade colaborativa,

• Como a ferramenta wiki oferece uma atmosfera colaborativa entre os seus usuários, os professores de línguas podem utilizá-la com os alunos em projetos on-line.

A Wiki nas salas de aula: alguns fatores positivos.


Duffy, Peter and Bruns, (2006) discutem o uso das Wikis e outros services da Web 2 na educação e de acordo com eles:
"A wiki also offers the ability to interact with an evolving document over time. It allows teachers and learners to see the evolution of a written task, and to continually comment on it, rather than offering comments only on the final draft. Considering students’ busy schedules, a wiki can also be very useful for tracking and streamlining group projects."


Os professores podem aproveitar o ambiente colaborativo das Wikis e tirar vantagem disso, especialmente no ensino da produção textual. Como os autores propõem, os professores podem avaliar o desenvolvimento dos alunos nas habilidades de escrita e oferecer um retorno para os alunos no decorrer de todo o processo de criação da atividade e não mais no final como acontece nas atividades em sala de aula.

Referência bibliográfica

DUFFY, Peter D. and BRUNS, Axel .The Use of Blogs, Wikis and RSS in Education: A Conversation of Possibilities. In Proceedings Online Learning and Teaching Conference 2006, pages pp. 31-38, Brisbane.
Disponível em : http://eprints.qut.edu.au/archive/00005398/01/5398.pdf

11 de maio de 2008

Deezer - site de música online


Este é o site de músicas do momento!! Eu particularmente adoro ouvir músicas enquanto trabalho no computador. O Deezer é o primeiro site de músicas onde o usuário envia o arquivo MP3 de suas músicas favoritas e disponibiliza para outros membros.

Vale a pena conferir mais uma novidade da era Web 2.0!!! Visitem o site clicando na imagem.

Discover Natal

Att +

1 de maio de 2008

Tecnologias na Educação dependem de Inteligência Pedagógica

Tecnologia na sala de aula... Como usar? Essa é a grande questão de dez entre dez educadores. E faz sentido, já que na maioria esmagadora dos casos, o educador é colocado em contato com computadores e internet sem que a ele sejam dados elementos para compreender e utilizar de forma adequada essas ferramentas em sala de aula. E isso faz uma enorme diferença entre o uso adequado e inadequado desses elementos na educação.

Esse é o assunto apresentado no link Editorial do site Planeta Educação
Para ler o texto íntegra , clique aqui!

26 de abril de 2008

Colocando vídeos no You Tube

Olá Pessoal!

Criei este post para explicar como postar vídos do Youtube no Blogger. Como eu enviei as explicações para dois colegas do curso, eu resolvi postar para dividir com todos.

Para colocar os videos do youtube no blog copie o codigo (Embed )que esta no canto direito do video. O código começa assim <
object width="425" height="355"> Selecione todo esse codigo e copie. Clique na imagem para ampliar

No Blogger crie uma nova postagem e na tela com o editor cole o codigo do vídeo. Em seguida clique em vizualizar e o vídeo aparecerá na janelinha do youtube. Depois é só clicar em publicar postagem.Qualquer dúvida, deixe o comentário. E se tiverem outras dúvidas sobre o blogger,postem no comentário e eu poderei criar um tutorial.

Grande abraço!
Vanessa

21 de abril de 2008

Palestras em áudio - mp3

A revista Info Online disponibiliza uma série de gravações das palestras apresentadas no seminário "Web 2.0 no Brasil", promovido pela própria revista em 17/09/2007, que podem ser baixadas em formato mp3. Essa é uma boa sugestão para aqueles que desejam interar-se um pouco mais sobre a Web 2.0 e não dispõem de muito tempo para longas leituras. Basta armazená-las em seu "player" e ouvir no ônibus, durante a caminhada, no carro, etc. Dentre os temas das palestras merecem destaque: O internauta faz a Web; O Google e a Web 2.0; Os wikis como ferramenta de participação; e A tecnologia da Web 2.0, dentre outras.

20 de abril de 2008

Lista de favoritos online - del.icio.us

Acredito que muitas pessoas têm uma lista de sites favoritos no computador. Mas às vezes somos pegos de surpresas quando temos que formatar o computador e perdemos todos aqueles sites salvos, divididos em pastas, categorias,enfim o que tinha sido organizado foi por água abaixo.

Outro problema é quando você precisa de um site que está salvo no seu pc e não lembra da URL de cor. Para evitar esses contratempos, temos disponibilizados na web ( e faz parte dos serviços da Web 2) lista de favoritos on-line, conhecidos como social bookmarking
.

O precursor dos serviços de social bookmarking é o del.icio.us que reúne links cadastrados por tags ( palavras-chave relacionadas ao tema do site, facilitando a sua busca.) O interessante é que a sua lista fica disponível para outras pessoas e você verá quantas pessoas salvaram um site que esta na sua lista.

Como exemplo, disponibilizarei a lista de favoritos do curso do Poslin sobre WebQuest e Mapas Conceituais ministrado pela profª Renildes Dias http://del.icio.us/webquest2008

Um abraço,
Vanessa

Del.icio.us

http://del.icio.us/webquest2008 Lista de favoritos do curso de WebQuest e mapas Conceituais do curso de Pós Graduação da FALE/UFMG 2008

http://del.icio.us/cmbh_ingles sugestão de sites criados para os professores de inglês e espanhol do Colégio Militar de BH

http://del.icio.us/marcosracilan sites favoritos do Profº Marcos Racilan da FALE/UFMG

6 de abril de 2008

E-book - Theory and Practice of Online Learning


Olá pessoal!
Aproveitando esse domingo cinzento,estou em casa pesquisando alguns assuntos, materiais para disponibilizar no Blog.
Encontrei esse e-book e embora ele nao esteja falando sobre a web 2.0 o seu assunto é válido para a área de ensino online "Theory and Practice of Online Learning
".





Aqui esta o conteúdo do e-book:


Contributing Authors

Foreword
Dominique Abrioux

Introduction
Terry Anderson & Fathi Elloumi


Part 1 Role and Function of Theory in Online Education Development and Delivery

1 Foundations of Educational Theory for Online Learning
Mohamed Ally

2 Toward a Theory of Online Learning
Terry Anderson

3 Value Chain Analysis: A Strategic Approach to Online Learning
Fathi Elloumi


Part 2 Infrastructure and Support for Content Development

4 Developing an Infrastructure for Online Learning
Alan Davis

5 Technologies of Online Learning (e-Learning)
Rory McGreal & Michael Elliott

6 Media Characteristics and Online Learning Technology
Patrick J. Fahy


Part 3 Design and Development of Online Courses

7 The Development of Online Courses
Dean Caplan

8 Developing Team Skills and Accomplishing Team Projects Online
Deborah C. Hurst & Janice Thomas

9 Copyright Issues in Online Courses: A Moment in Time
Lori-Ann Claerhout

10 Value Added—The Editor in Design and Development
of Online Courses

Jan Thiessen & Vince Ambrock


Part 4 Delivery, Quality Control, and Student Support
of Online Courses

11 Teaching in an Online Learning Context
Terry Anderson

12 Call Centers in Distance Education
Andrew Woudstra, Colleen Huber, & Kerri Michalczuk

13 Supporting Asynchronous Discussions among Online Learners
Joram Ngwenya, David Annand & Eric Wang

14 Library Support for Online Learners: e-Resources, e-Services,
and the Human Factors

Kay Johnson, Houda Trabelsi, & Tony Tin

15 Supporting the Online Learner
Judith A. Hughes

16 The Quality Dilemma in Online Education
Nancy K. Parker

Espero que gostem!
At+ Vanessa

Conhecendo algumas ferramentas da Web 2.0

5 de abril de 2008

Frases encontradas na Net

Tem cada uma!!! hahahah
e o pior, eu li e esotu postando no blog ¬¬



- Eu sei que a burguesia fede, mas tem dinheiro pra comprar perfume.

- É melhor escapar fedendo do que morrer cheiroso…

- É melhor cair em contradição do que do oitavo andar.

- Pilatos fez o que fez, e ainda entrou na oração.

- Tomara que dê sucessivas câimbras no ânus de quem piratear esse trabalho, em todo ou em parte.

- É melhor comer doce de leite com os amigos que merda sozinho.

- Comprovado: amanhã será um outro dia.

- Enquanto você permanecer calado em relação a mim, eu permanecerei surdo em relação a você, só para fazer o mal.

- Minha obra é 99% espetacular, a outra metade é sensacional.

- Entre todas as pessoas que conheci, você é uma delas.

It's so kitty!! opss cute!!



Funny!

25 de fevereiro de 2008

Niver

Vou seguir o que a sorte do Orkut disse:

Sorte de hoje: Agora é a hora de tentar inovar


É uma boa dica bem no dia do seu aniversáruio,não é?

14 de janeiro de 2008

Declaração para os amigos no jeito mineierês de ser...

Declaração para os meus queridos amigos (de forma bem mineira )


Ces são o colírio do meu ôiu.
São o chicrete garrado na minha carça dins.
São a maionese do meu pão.
São o cisco no meu ôtro ôiu (o ôtro oiu - eu ten dois rsrs).
O limão da minha caipirinha.
O rechei do meu biscoitu.
A masstumate do meu macarrão.
A pincumel do meu buteco.

Nossinhora!
Gosto dimais da conta docêis, uai.

Ces são tamém:
O videperfume da minha pintiadêra.
O dentifriço da minha iscovdidente.

Óiproceisvê,
Quem tem amigu assim, tem um tisôru!

i eu guárdêsse tisouro, com todo carin,
Do Ladu isquerdupeito !!!
Den do Meu Coração!!!

AMOOCÊIS PADANÁ!!!
BOA SEMANA PRO CEIS !!!